sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TECNOLOGIA: DESPERTANDO O INTERESSE DOS NOSSOS ALUNOS, FORMANDO CIDADÃOS

A educação vem passando por diversas mudanças: gerações, oportunidade, estrutura familiar e cultura diferentes das anteriores, além da tecnologia avançada. De modo a atingir os alunos, devemos tentar nos aproximar ao máximo. Como? Nem sempre é possível entender os problemas sócio-econômicos e culturais dos nossos alunos, mas podemos tentar nos aproximar dos verdadeiros interesses das gerações de hoje, as Gerações Y e Z¹.

Hoje, muitos alunos levam celulares de última geração, notebooks, e até mesmo MPs com caixas de som externa, é preciso agir. As gerações Y e Z são gerações imediatistas, das facilidades e principalmente, das tecnologias. Precisamos assim utilizar essas tecnologias ao nosso favor.

É de extrema importância educar para e com os meios, ou seja, precisamos utilizar a internet, a TV, o cinema, os jogos e o rádio não só como lazer e diversão, mas também como forma de aprendizagem.

A internet pode e deve ser utilizada como recurso pedagógico. Existem inúmeras tendências: os fotoblogs são diários fotográficos onde seu dia em fotos é postado na rede; o blog é o seu diário, mas também é utilizado para certas discussões, existem blogs ambientais e educacionais, por exemplo; redes sociais são estruturas sociais composta por pessoas ou organização, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns, exemplos Orkut, Facebook.

A internet possui diversos fatores negativos, desde jogos online até pornografia, todos eles passando pelos temíveis vírus. Quando desejamos fazer uma aula com o uso da internet é necessário que se prepare e principalmente se determine os objetivos. Podemos, por exemplo, determinar o assunto (tema) e indicar diversas fontes de pesquisa (textos, livros virtuais, vídeos, etc.), dessa forma é possível direcioná-los. Talvez dependendo da escola e da comunidade é necessário restringir de fato as redes sociais e sites impróprios, bloqueando-os na rede.

Por outro lado, seria de grande valia o professor fazer um fotoblog onde publicasse os temas das suas próximas aulas e vídeos. Além de incentivá-los com os vídeos das atividades realizadas por eles.

¹ Geração Y - Essa é a famosa e tão comentada geração do momento. A geração Y, a geração do computador, das facilidades, da globalização e tudo mais. Alguns Baby Boomers e X’s se refere a esta geração como sendo a GERAÇÃO MIMADA.
Geração Z- É a geração touchscreen, você imagina as crianças de hoje, daqui poucos anos ainda apertando botão? Seguimos então para a geração que não irá arrumar, vão sim trocar, não vai vender, vai se desfazer.
Não irá procurar por produtos que sintam necessidade, apenas escolheram de quem comprar. Pois ofertas de todos os tipos e gostos não vão faltar.

Uma forma muito interessante de aproximá-los é através de jogos. Esses jogos podem ou não ser online. Jogos educativos são compostos por estratégias e tecnologias que lhe darão uma forma curricular mais próxima de um currículo escolar: os conteúdos apresentados por eles serão aqueles consagrados no ambiente escolar (matemática, física, história, biologia, e outros); as tecnologias teórico-metodológicas se pautarão em teorias tradicionais historicamente desenvolvidas no ambiente escolar ou em teorias construtivistas tão difundidas nos anos 90; as respostas corretas, dadas por quem está aprendendo, serão bem avaliadas, mas as respostas incorretas, muitas vezes, não serão sequer problematizadas. Existem inúmeros jogos educativos, muito interessantes, principalmente, na alfabetização e na iniciação de operações matemáticas. No ensino médio, podemos pontuar simulações de física e até de química. Esses jogos e simulações são muito educativos, o que não podemos é por descuido deixar nossos alunos acessarem sites de jogos de violência ou de azar, esses por sua vez viciam e podem estar alterando a personalidade da criança.


Outra ferramenta de ensino-aprendizagem é o cinema, que oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. É algo primordial para a inovação pedagógica a inserção de novas estratégias para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente quando levamos em consideração a formação de cidadãos. O cinema, nesse contexto, é uma ferramenta educativa, cheia de potencialidades e perspectivas, que contribui para a mudança social. É possível inserir o cinema em sala de aula.

Essa política o Estado de São Paulo vem utilizando através do projeto “Cinema vai à escola”. Através dele é possível trabalhar os temas transversais e conteúdos interdisciplinares de forma mais dinâmica, chamando assim a atenção dos jovens. Através de filmes que apresentam assuntos delicados e complexos como preconceito, violência, exclusão social, sexualidade, injustiça, entre tantos outros, é possível nos aproximar dos jovens, pois muitas vezes é difícil o professor conseguir se aproximar dos alunos para tais discussões.

Muitos alunos afirmam que não gostam de cinema, mas muitos deles nem conhecem, pois não tem condições econômicas de ir. Aqueles que vão ao cinema adoram, afinal um bom filme pode ser bem apreciado. É possível um filme não ser apenas diversão, e sim podermos utilizá-lo com educação, como forma de aprendizagem. Nos filmes enviados pelo Estado de São é possível encontrar títulos como: “A Cor do Paraíso”, “Cantando na Chuva”, “Diários de Motocicleta”, entre outros. Tomemos como referência o filme “Diários de Motocicleta”, nele é possível trabalhar as disciplinas de Português, História e Geografia, pontuando os conflitos sociais e a formação e mudança de identidade. Através do filme é possível fazer comparações sobre a descrição de Che Guevara e de Granado; é possível descrever as paisagens do filme. O filme pode ser analisado de diversas maneiras e certo que podemos verificar a diferença social e cultural.

E quanto a programas de TV? É possível utilizar na escola? A TV é um dos meios de mídia utilizados para divulgar informações do mundo todo, sendo um veículo rápido em tempo real á toda a população e que atinge a todas as faixas etárias.

 Hoje conseguimos desenvolver em nossos alunos a consciência crítica através dos programas de TV. Temos o canal da Cultura que trás em sua programação assuntos do dia a dia e aborda com simplicidade, mostrando às pessoas o certo, ou seja, o politicamente correto.

As novelas discutem alguns temas atuais e da realidade, abordando assuntos que fazem as pessoas refletirem ou pensarem sobre eles. Temos questões sobre alcoolismo, drogas, homossexualidade, inclusão de crianças com deficiência, assuntos relacionados a doenças, etc. Alguns temas são discutidos e podemos até levar para salas de aula para serem debatidos e discutidos entre os alunos.

Existem também canais pagos como Discovery Kids, Nickelodeon, Discovery Chanel, entre outros que abordam assuntos para a aprendizagem e trazem informações que auxiliam neste aprendizado, ajudando a criança a pensar e refletir sobre o assunto.  Cada vez mais a TV mostra a realidade, o dia a dia em tempo real e nem sempre temos bons noticiários ou programas que instruem. Alguns desenhos animados instigam a violência o que não é correto nem educativo. Cabe aos pais e educadores verificarem o que as crianças estão assistindo, e devemos muitas vezes escolher por eles.

Uma tecnologia bem mais antiga e nem tanto discutida, mas que também pode e deve ser utilizada como recurso pedagógico é o rádio. O rádio no Brasil apareceu no final do século XIX, ele é o meio de comunicação de massa mais popular, simples e de fácil acesso, talvez o único a levar informações a determinadas regiões do país.

Talvez por não ser novo, tenha uma fácil aceitação dos alunos, no entanto não é muito utilizado na escola. No século XXI, a educação, muito além de transmitir informações, tem o papel fundamental de formar cidadãos, de modo que eles possam transformar informação em conhecimento; conhecimento esse que utilize em beneficio da comunidade.

O uso da rádio na escola propicia que toda a comunidade escolar possa analisar e criticar o que acontece, de modo que possam desenvolver o senso crítico. Uma idéia muito interessante seria uma rádio apresentada pelos alunos, onde os alunos pudessem: dar notícias da região, ler horóscopos, dar algumas dicas de cidadania, e fazer entrevistas com professores, direção e membros da comunidade. Todo o trabalho da “Rádio Escola” deve ser monitorado pelos professores, e a partir de aprovações dos conteúdos os alunos podem estar apresentando seus programas de rádio na hora da entrada, do intervalo e da saída. E de forma a conquistar ainda mais os alunos, seria de grande valia que eles pudessem acrescentar músicas sempre aprovadas pela equipe dos educadores.

É certamente a partir da compreensão do conceito de cidadania que podemos debater o papel do rádio na escola, pois dependendo do grupo social em que está inserida e da forma como o este meio de comunicação for apresentado, certamente teremos alunos mais abertos às discussões socioeconômicas e de cidadania. O Rádio Escola seria um mecanismo de libertação das mentes pensantes envolvidas no projeto. É nesse perfil Construtivista, que a Rádio Escola pode estar inserida no contexto escolar.

O rádio inserido no processo de aprendizagem pode contribuir sendo uma porta de entrada ao conhecimento de novos estilos, formatos, linguagens, histórias de vida e tudo que a criatividade permitir.

A educação vem mudando ao longo dos anos, e principalmente com a mudança das gerações, afinal temos hoje Gerações tecnológicas e imediatistas. Com o uso dos diversos tipos de tecnologias é possível nos aproximar dos alunos e tratar diversos assuntos que sem essas tecnologias ficaria difícil de trabalhar.

Através da TV, do cinema, do rádio, internet e jogos, podemos trabalhar temas transversais, atuais e da realidade deles além de trabalhar com a cidadania dos nossos alunos. No entanto todas as tecnologias devem ser trabalhadas sempre traçando os objetivos e principalmente, o método como vão ser utilizados. Além disso, temos que direcionar nossos alunos e fiscalizá-los em determinadas situações.

A educação precisa de novos recursos de ensino-aprendizagem e novos alunos precisam de motivação. Basta inovar para alcançá-los. Vamos utilizar a tecnologia a nosso favor.

Bianca Ibanhes P. Romano

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