sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A história da Educação: busca dos acertos e dos erros

O objetivo da História é fazer com que pensemos no que passou, de forma a nos conscientizar e motivar. Estudando a história da educação, podemos ampliar nossos horizontes pedagógicos de forma a diversificar o repertório de acordo com a diversidade que encontramos hoje na escola.

Estudar a história da Educação significa que, estaremos estudando quando e como cada civilização decidiu educar seu povo. É possível verificar, por exemplo, que na pré-história a educação acontecia junto com as atividades rotineiras. A educação foi mudando de geração em geração, de tempos em tempos, e até mesmo de cultura para cultura.

Baseados nessas mudanças, devemos analisar o nosso dia-a-dia e verificar: A educação está como desejamos? É possível mudar? Podemos propor mudanças?

Se olharmos em São Paulo, na década de 30 estudavam apenas aqueles que tinham condições financeiras, poucos da classe baixa estudavam. Na década de 80, poucas pessoas conseguiam chegar à universidade, muitas nem terminavam o que hoje chamamos de Ensino médio.  

Na década de 90, as crianças podiam sofrer a retenção com 7 anos, hoje, a retenção no Estado de São Paulo, só ocorre por excesso de faltas, ou em término de ciclos, ou seja, 5º Ano, 9º Ano, e nos 3 anos do ensino médio.

Será que isso fez com que a educação mudasse? Será que a obrigatoriedade pela educação, tornando-a mais acessível tornou-a mais vulnerável a queda de rendimento, visto que muitos dos adolescentes e alunos acabam indo na escola como um shopping aonde apenas vão para encontrar os amigos?

Estudar a História da Educação é questionar esses pontos e verificar onde de fato encontra-se o maior erro, ou ainda o melhor acerto.
Bianca Ibanhes P. Romano

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