sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Análise do filme “Vem dançar”

O Filme é baseado em fatos reais, na vida de Pierre Dulaine. Pierre após ver um carro de uma diretora ser destruído, decide ir até a escola e tentar entender o porquê o carro foi destruído por um aluno.  Analisando a problemática da escola, ele decide fazer algo e candidata-se a professor voluntário, e acaba sendo encaminhado para a turma de detenção visto que a diretora não acreditava que ele pudesse mudar os jovens através da dança de salão.

A primeira coisa que se verificou quando ele entrou naquela “sala” fria e triste, foi a resistência dos alunos por coisas novas, e o próprio preconceito, visto que ele estava bem arrumado e era branco.

A dança, de uma forma geral, é motivo de prazer, convivência em grupo e traz a sensação de liberdade, tão relevantes na fase da adolescência. O desinteresse que o adolescente demonstra em relação à dança de salão se deve ao fato de não tê-la vivenciado corporalmente, e pela necessidade de aceitação no grupo, onde uma das coisas mais importantes, para ser aceito, é estar na moda.

Dulaine utiliza de algumas técnicas até conseguir a atenção dos alunos. Esses já possuíam certo conhecimento na dança, especificamente no HIPHOP. Esse interesse imediato dos adolescentes em relação a ritmos como o HIPHOP pode ser explicado quando Levisky apud Pauli et al (2003, p. 1), afirma que “os adolescentes possuem uma tendência ao ato, isto é, a descarregar seus impulsos agressivos e sexuais de uma forma direta, através de vias de expressão rápida, que tragam satisfação imediata aos seus desejos”. Depois de algumas aulas sem de fato convencer que aquela dança não era de “mulherzinha”, nem de “branco”, ele teve a idéia de levar uma de suas alunas da academia particular que dava aulas de dança de salão. Dançando com esta aluna o Tango, ele fez com que os alunos se interessassem e percebesse que o tango tinha o poder da condução no caso do homem e da conquista no caso da mulher. Os alunos ficarão encantados. E a motivação maior foi quando Dulaine disse que haveria um campeonato de dança de salão.

Certo dia, o professor entra na sala e pega os alunos dançando um remix das músicas clássicas com o HIPHOP, decidi então usar este mesmo artífice para remixar uma canção clássica com uma batida moderna, e pondo-os para dançar a base do foxtrote em cima disto. Além de misturar as músicas, acabam por misturar os estilos de streetdance com as danças clássicas de salão. Ele percebe que isso pode dar certo e trabalha paralelamente a linguagem corporal do HIPHOP com a dança clássica.

Os alunos começam a mudar de postura, surpreendendo a todos que desacreditavam deles. A relação professor-aluno se tornou respeitosa e a troca de criticas e opiniões se tornaram freqüentes, existia uma verdadeira amizade. A confiança daqueles alunos no professor aumentou ainda mais quando o professor mostrou a eles que confiava neles, dizendo que iria dar um jeito para pagar a inscrição da competição.

As vantagens de se inserir a dança de salão na escola, além de ampliar o conhecimento sobre dança e música, é a de ser uma atividade acessível a ambos os sexos, ser uma dança que promove a sociabilidade, o respeito e a disciplina, e se adaptar às habilidades individuais de qualquer pessoa, essas vantagens aparecem no filme, principalmente quando se mostra a união de um casal que fazia parte de gangues diferentes, é possível mudar, é possível entender o outro e principalmente, confiar no outro através da dança.

Utilizar um conhecimento do aluno, e encher os olhos dele com o que é possível ele fazer, são coisas que acrescentam muito ao cotidiano escolar.



REFERÊNCIA

PAULI, Liane T. Schuh.; PEREIRA, Luciana Cristina.; KOEPP, Janine. Conhecendo o perfil dos adolescentes que participam de dinâmicas de grupos como forma de conhecer a sexualidade. Boletim da Saúde, v. 17, n. 1, 2003. http://www.esp.rs.gov.br/img2/v17n1_07conhecendo.pdf

Acessado em 23/09/2011 às 10:32.

3 comentários:

  1. Analise interessante. Estou fazendo também só que com outra abordagem, comparando com as tendencias pedagógicas e com a gestão escolar.

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