sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Manifestações da cultura corporal

As práticas corporais são fenômenos que se mostram a cultura corporal e que se caracterizam como manifestações culturais. Podemos enumerar algumas manifestações culturais como: danças, jogos, ginásticas, esportes, artes marciais, acrobacias entre outras práticas.

                Os jogos são atividades estruturadas ou semi-estruturadas, normalmente de caráter educativo e recreativo. Os jogos possuem regras criadas anteriormente ou de imediato. Os jogos têm como objetivo de estimular capacidades físicas e intelectuais. No entanto, quando falamos de jogos esportivos temos regras mais estáveis com poucas variações.

                Dança é caracterizada pelo movimento pré-estabelecido do corpo, as coreografias. Podem também ser livres. A dança é uma das expressões corporais que podem nos ajudar a identificar a cultura de cada um. Em cada região do Brasil, temos uma dança tradicional, temos o forró (Nordeste), frevo (Recife), das fitas (Sul), entre outras.

                A ginástica exige força, flexibilidade e coordenação motora de modo a se adquirir aperfeiçoamento físico e mental. Ela pode ser competitiva ou não.

                O esporte não é apenas uma atividade física, mas também mental. Ele envolve o regulamento específico, e é altamente competitivo, em que temos campeonatos por esporte. Pode também ser apenas recreativa e educativa sem caráter competitivo.

                As lutas ou artes marciais são sistemas de combate, esse combate sem armas de fogo. As lutas são praticadas como esporte, mas também como treinamento militar, policial e como defesa pessoal.

Na educação infantil, podemos dizer que as canções de roda, os jogos, e mímicas fazem parte da cultura corporal infantil.

É de extrema importância apresentar todas essas atividades na escola. Os diferentes modos de manifestar a cultura corporal são de extrema importância para ser tratada na escola, sendo um conteúdo fundamental.

                Mas não são apenas essas atividades, manifestações, que existem. O corpo hoje é exibido com roupas impensáveis à tempos atrás. Essa grande mudança na cultura corporal, termo que não possui definição largamente discutida na Educação Física, exigiu dos indivíduos um maior autocontrole para que as regras sociais estabelecidas fossem seguidas.

                Alguns conceitos como vergonha também mudaram de sentido, hoje um corpo nu pode ser dito como decente como arte, e um corpo vestido pode ser dito como indecente, tudo baseado nos padrões de beleza da época.

                A cultura corporal inclui os comportamentos estabelecidos pelas regras sociais, podemos incluir a “cultura de narcisismo”, tornando o corpo como elemento fundamental no estilo de vida. Fenômenos como lipoaspiração e regimes permite observar a construção de uma nova cultura corporal, em forma de apresentação e cuidados com o corpo.

                A exposição do corpo vem mudando, as roupas, os acessórios, as tatuagens, tudo vem mudando e se alterando. Essas mudanças vêm caracterizando a cultura corporal.

                As manifestações da cultura corporal vêm mudando ao longo do tempo e está presente sempre. Acessórios, posturas, vestimentas, esportes, lutas, danças, jogos, cantigas, tudo está nas manifestações. Preste atenção você está se manifestando culturalmente quando se veste, ou quando canta.
Bianca Ibanhes P. Romano

12 comentários: