domingo, 2 de outubro de 2011

A sociedade nos constrói

Nascemos, agora iremos nos adaptar ao novo mundo. Todo o nosso redor será observado e principalmente será repetido. Vemos as pessoas falarem, andarem, comerem. Aprendemos palavras simples como “papa” e “mama”. Engatinhamos para depois andar. Começamos aos pouco evoluir na dicção, na fala, no raciocínio lógico, memória e percepção.

                O ambiente em que vivemos será responsável pela nossa construção. Nossa consciência também é objeto de mudança e melhora através do convívio social, é através dela que podemos distinguir propriedades objetivas e estáveis da realidade daquilo que vivemos subjetivamente.

                A escola é uma forma de construção social de uma criança. Assim como os eventos sociais ajuda na formação dos nossos adolescentes. Todos nós sofremos interferências da sociedade.

                Quando chegamos na idade de trabalhar e formos donos do nosso próprio destino sofremos interferência do ambiente social, no entanto, essa interferência pode ser controlada por nós visto que podemos tomar atitudes e ações que podem ser a favor ou contra as interferências.

                O meio influenciará não só a identidade como também sua inteligência, emoções, medos, personalidade, etc.. A construção da identidade depende de fatores externos ora parcialmente ou totalmente.

                Portanto, podemos dizer que a construção da identidade é pessoal e social, acontecendo de forma interativa, através de trocas entre o individuo e o meio em que está inserido.

                Algumas atitudes acabam se internalizando e as tomamos como nossas, mas na realidade a adquirimos através da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário