quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Livros didáticos: ideologia burguesa

O livro é instrumento de transmissão de valores ideológicos e culturais, que pretendem garantir o discurso supostamente verdadeiro dos autores.

                Para Louis Althusser (1918-1990), para quem o trabalho da escola é escolher um saber único e passá-lo a indivíduos concebidos isolados de suas condições de classe. Para esse autor, como poderoso Aparelho Ideológico do Estado (AIE), a escola veicula a ideologia burguesa e a impõe à classe trabalhadora, negando-lhe quaisquer possibilidades de expressar sua própria visão de mundo.

Para Christian Baudelot & Roger Establet, a principal função da escola capitalista é inculcar a ideologia burguesa na classe trabalhadora, contribuindo, assim, para a reprodução das desigualdades sociais. Esses autores admitem que os alunos trabalhadores possuem uma ideologia própria, mas entendem também que, ao ingressar na escola, a visão de mundo desses alunos é destruída. Tal processo se desenvolve à medida que a escola procura torná-los submissos e sem forças significativas para manifestarem-se e fazer valer sua ideologia de classe.

                No primeiro caso, "Todas as profissões são iguais em importância" é exposto a ideologia da importância de cada uma das profissões. De fato, um médico tem muita importância do mesmo modo que um lixeiro também tem importância. No entanto, acredito que essa ideologia sobre concepção de trabalho, é uma idéia burguesa. A ideologia burguesa afirma que todos são importantes, no entanto, essa importância acaba não influenciando no bolso. A ideologia sobre concepção de trabalho valoriza todas as profissões, mas essa valorização afeta apenas a auto-estima.

                No segundo e terceiro caso tem-se uma ideologia machista, em que o pai é o rei de casa, é o protetor, aquele que dá conforto e amor. Mas a mãe não pode dar proteção? A mãe solteira consegue sustentar o filho, cuidar dele, oferecer proteção e ainda sim ser dona de casa. No terceiro caso, ainda machista, temos a mulher que fica em casa, cuidando dela (casa) e dos filhos.

                Os livros didáticos moldam uma sociedade, possuem a capacidade de mudar a cabeça de crianças e adolescentes.

                Hoje, temos pais que não são presentes, assim como em sua maioria, as mães hoje trabalham e acumulam o serviço de casa, o papel da mãe, e da esposa.

                Os livros didáticos moldam idéias políticas, sociais, econômicas e comportamentais.

                Concluindo, para os livros que foram retirados esses trechos, temos:

  • Trabalhe, não importe se você será pedreiro, cozinheiro, médico ou professor, todos são importantes. Mensagem subliminar: esqueça as diferenças econômicas.
  • O pai é o protetor da casa, é o que dá conforto, é o rei. Mensagem subliminar: O pai é mais importante que a mãe. Ele é o rei. A mãe apenas serve para cuidar dos filhos e da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário