quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ideologia

Ideologia é um grupo de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. Ela pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

Ideologia foi definida por Marx como uma “teoria geral das idéias”, utilizada com o fim de deformar a realidade. Ou seja, um conjunto de idéias produzidas por classes dominantes para dominar mais ainda o resto da sociedade, manter os ricos onde no poder e a sociedade sobre seu domínio. Cria uma falsa consciência, voltada no interesse da classe dominante (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia).

Marx ligava a ideologia aos sistemas teóricos (sociais, políticos e morais) criados pela classe social dominante.  Para Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

Ideologia vem antes de qualquer coisa, ela pertence ao que se quer mostrar. Como segunda característica, temos a busca pela universalidade a qualquer preço. Terceira característica, a pessoa tem que aceitar a idéia sem questionar, o questionamento não faz parte desta ideologia.

A ideologia é produzida pela produção intelectual e acadêmica, é consolidada nas instituições e divulgada pela imprensa. Ideologia e propaganda são parentes, e se assemelham: ambas querem aparecer.

Existem diversos tipos de ideologias e essas usam como meio de propagação os meios de comunicação, as instituições de ensino, as igrejas, as entidades assistencialistas entre outras. A ideologia é uma ordem que quando todos estão de acordo com ela ninguém a questiona e ela esta lado a lado com os processos de alienação.

Muitas vezes ideologia é confundida com religião, mesmo que ambas tenham como ideal transmitir doutrina de conduta, ambas possuem métodos diferentes de persuasão.

No século XX, tivemos diversas ideologias que marcaram:

·                  Ideologia Fascista;

·                  Ideologia Capitalista;

·                  Ideologia conservadora;

·                  Ideologia Comunista;

·                  Ideologia Nacionalista;

Temos desde a década de 60, os Skinheads, maioria brancos e negros (imigrantes jamaicanos). Skinheads é uma subcultura juvenil que possui tanto aspecto musical como também estético e comportamental. A princípio, os Skinheads ficaram famosos por promover confrontos nos estádios de futebol e por alguns skin demonstrarem animosidade para com paquistaneses e asiáticos. Na década de 80, a cultura skinhead sofreu grandes mudanças, a principal delas foi a fragmentação da cultura em diversos submovimentos, pois nesse período, com a infiltração da política dentro da cultura skin, integrantes do movimento passaram a promover o racismo contra negros, a xenofobia, a homofobia e a cultivar as ideologias neonazistas.

Temos também a Ideologia homofóbica, muito presente nos dias de hoje. Nesta ideologia, as pessoas não aceitam as opções sexuais das outras. Para os homofóbicos, homem deve ficar apenas com mulher e vice-versa, sendo assim a pessoa não pode optar em ter relacionamento com pessoas do mesmo sexo.

As ideologias podem agir de forma positiva ou negativa, ela influencia em diversos fatores políticos, econômicos e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário